
Agora o momento tão esperado, o desfecho da série de postagens mais quentes da atualidade (ou nem tanto). E com vocês... a conclusão da história dos e-readers.
Bom primeiramente é bom frisar que o boom do mundo da leitura digital (e por leitura digital me refiro a leitura de livros e revistas, e não a texto da web) esta acontecendo nesse momento. Então algo é fato, muita água vai rolar, muitos dispositivos vão aparecer, preços vão cair e a concorrência vai fazer uma tremenda guerra (obrigado iPad por ter diminuído o preço do Kindle). Isso tudo é excelente para nós consumidores.
Em termos de queda de preço podemos analizar o caso específico do Kindle. O Kindle 2 lançado em fevereiro de 2009 custava 359 dolares, o "mesmo" Kindle hoje, o Kindle 3, pode ser encontrado por 139 dólares. Vale notar que o Kindle 3, tem melhor tela, melhor velocidade, melhor suporte a PDF entre outras melhorias.
Essa diferença monstruosa de preço e qualidade veio em apenas um ano e meio de vida. Acho que é questão de tempo para vermos um Kindle por 99 Dólares, o que importado legalmente, com frete e tudo mais daria algo em terno de 400 reais. Fabricantes nacionais, prestem atenção nisso e façam seus preços despencarem também.

Além da questão de preços temos evoluções ta tecnologia atual de e-readers. Projetos de leitores flexíveis como o Skiff Reader surgiram. Sua tela maior, como a do Kindle DX, facilita a leitura de PDFs, jornais e revistas. O fato de ser flexível também aumenta sua durabilidade significativamente.
Outro cara que devemos estar atentos, é o que talvez seja o futuro das telas e-ink. A tecnologia Mirasol da empresa Qualcomm, que trás cores para os e-readers, mantendo os benefícios aos olhos já citados na parte um deste post. Não o bastante a tecnologia permite rodar filmes, embora com uma taxa de atualização ainda não tão boa quanto a de um LCD.
Tanto o Skiff Reader, quanto os e-readers com Mirasol, podem estar aparecendo no começo do ano que vem.
Com isso tudo em mente me parece potencialmente arriscado, comprar um e-reader hoje. A não ser é claro que você esteja com folga nos recursos financeiros.
E é isso que tenho a dizer sobre os e-readers, espero que isso possa ajudar alguém na decisão de ter ou não um.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário